terça-feira, 30 de novembro de 2010

Novas Tecnologias e Educação Inclusiva: Promovendo Aprendizagem

Como os elementos multimídias pode tomar parte em nosso trabalho na escola? Será que ajudam ou atrapalham? Como devemos usar essa profusão de formas de informação e comunicação? Devemos lançar mão de produtos prontos para ilustrar os conceitos ou será que devemos aprender e ensinar a produzir com esses meios na escola?

INTRODUÇÃO
Numa perspectiva inclusiva, como demanda as leis, é preciso que a escola comum repense suas práticas, sempre reconhecendo e valorizando as diferenças. Para tanto é necessário uma nova abordagem educacional que muda o paradigma pedagógico do instrucionismo para o construcionismo, acompanhadda de estratégias e ferramentas que promovam a aprendizagem de todos os alunos, sem exceção. Nesse contexto, o computador deve ser visto como ferramenta cognitiva, viabilizando a descoberta, proporcionando ao aluno, o seu autodesenvolvimento, valorizando o seu desenvolvimento social, emocional e criativo, destacando-se a importância do meio ambiente nesse processo.
De acordo com Almeida (2000) a posição do educador é a de um pesquisador em ensino, procurando contemplar a prática construcionista a partir de questões vividas no dia a dia da escola. Para Moraes (1997), essa forma de compreender o processo de construção de conhecimento requer mudanças nos papéis desempenhados por alunos e professores, uma vez que a troca de conhecimentos se faz presente. Segundo Papert (1994), o construcionismo é gerado pelo interesse, despertando a busca de novos caminhos para experimentar alternativas de aprendizagem, envolvendo professores e alunos com ou sem deficiência. Valente (1993) ressalta a importância e o valor do professor nesse processo, pois cabe a ele, ser o mediador nessa interação. Para Batista e Mantoan (2007), o mais imporante não é repassar conhecimentos para o aluno, mas sim criar condições de aprendizagem para que eles os construam. De acordo com os autores citados acima, o computador poderá ser uma ferramenta valiosa, se usado de maneira reflexiva, no qual o professor seja agente de transformação de si mesmo, revendo sua prática em benefício do desenvolvimento de todos os alunos, sem exceção.
CONCLUSÃO
Para o professor utilizar o computador dentro de uma abordagem construcionista é preciso que ele integre a informática e a educação inclusiva na prática pedagógica. tendo sempre presente, que não devemos nos iludir, esperando que a integração de novas tecnologias por si só, resolverá os problemas na educação. É necessária uma reflexão crítica sobre a sua inserção na educação.
Monografia apresentada dia 25 de novembro de 2010,
por Ana Maria dos Santos Estevão ao Programa

de pós-graduação da PUC-Rio.

Fotos do evento de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso "Tecnologia em Educação"


sábado, 27 de novembro de 2010

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM O USO DE MÍDIAS DIGITAIS

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM O USO DE MÍDIAS DIGITAIS
CURSISTA: ANA MARIA DOS SANTOS ESTEVÃO
TURMA: 1007 – NTERJ10
TUTOR: Júnia Ramalho
DATA DA POSTAGEM: 16 de novembro de 2010
PLANO DE AULA

1- Planejando uma atividade o uso de mídias digitais
2 - Aquecimento Global
3 - E.M.Elízio Ignácio Rangel
4 -  5º ano do Ensino Fundamental

5 – Contextualização
O aquecimento global tem sido focalizado nos diferentes meios de comunicação e a informação concreta é o risco que todos os seres vivos estão correndo nos próximos anos, em função das ações humanas. Afirma-se que a utilização de máquinas nos diferentes setores, meios de transportes em excesso, etc liberam muitos gases e estes favorecem o aumento do efeito estufa, ocasionando assim o aquecimento global.
Vale à pena levantar os diferentes pontos de vista sobre o tema, pois também há opiniões não-catastrofistas. Por outro lado, é interessante discutir o que cada um pode fazer preventivamente para evitar uma eventual catástrofe.

6 – Objetivos de aprendizagem
·         Analisar de forma crítica as causas e as consequências do aquecimento global em nossa vida e para o nosso planeta.
·         Identificar eventuais conseqüências do processo de aquecimento global
·         Identificar situações de risco ao meio ambiente e fotografá-las.
·         Coletar informações em diferentes fontes e elaborar uma apresentação no Power Point.

7 - Estrutura Curricular: Ensino Fundamental Inicial        


Componente Curricular
Tema
Ciências Naturais
Meio ambiente
História
Desmatamento ontem e hoje
Geografia
Regiões do Brasil
Matemática
Gráficos e tabelas
Língua Portuguesa
Produção textual
Ética
Respeito à natureza



8 -  Metodologia (desenvolvimento)
1º momento
·         Verificar o que os alunos entendem por aquecimento global e suas conseqüências para a humanidade.
·         Em seguida, no LIED da escola, deverão assistir ao vídeo “Pequenos cientistas: aquecimento global” e analisar os argumentos apresentados.
·         Os alunos deverão ler o texto acessando o vídeo “ Aquecimento global. Causas, Consequencias e Soluções” anotando o que achar relevante, em um rascunho ou copiando e colando no Word.

2º momento
·         O aluno pesquisará e anotará mais dados em diferentes fontes, tais como revistas, jornais, Internet, etc (em casa). Fotografar no seu bairro situações que causam impacto ao meio ambiente.
·         A fim de assegurar o conhecimento, o (a) professor (a) solicitará aos alunos uma apresentação no Power Point, em grupo, sobre o tema em questão e suas devidas conclusões (no LIED da escola). As imagens poderão ser fotografias tiradas pelos próprios alunos em sua comunidade (lixo nas ruas, praias; excesso de sacolas plásticas levadas pelos consumidores nos supermercados; caminhões e ônibus lançando gás carbônico na atmosfera através de canos de descargas desregulados, etc)

9 - Tecnologias e mídias utilizadas
Câmara digital, celular com câmara
Hardware:
Microcomputador (es)
Conexão de Internet
Software:
Apresentação
Editor de texto
Internet Web Browser

10 – Duração da atividades
Duas aulas com 2 ou 3 horas cada uma

11 - Conhecimentos prévios necessário
       Verificar o que os estudantes entendem por aquecimento global e seus efeitos. Registrar as respostas. O trabalho subseqüente confirmará uns aspectos da lista e desmentirá outros. No final, ela será refeita e, provavelmente, enriquecida.

12- Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita pela observação das atitudes de cada
criança nas atividades em grupo ou individuais, na sua atenção, criatividade e iniciativa em cada atividade, aproveitando os erros e as situações de aprendizagem.

13 - Socialização da produção
       As apresentações poderão ser socializadas através de postagem no blog da turma. Os alunos podem fazer um seminário sobre o tema, apresentando seus slides em um data show .

1.12- Referências


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Lixo no mar

Temos o privilégio de morar em um lugar em que muito gostariam de passar as férias, devido nossas lindas praias. A região dos Lagos é procurada por turistas nacionais e internacionais. Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios, possuem praias de mar aberto que atraem turistas, enquanto São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, possui uma das mais lindas lagoas do Brasil, a Lagoa de Araruama. no entanto,
temos visto sacos plásticos, pontas de cigarros, latinhas e garrafas pet, cocos e cocôs  de cachorro jogados nas areias de nossas praias. O que podemos fazer para minimizar essa questão?

Praias e o Lixo.mpg

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Atividade: Alimentação como fonte de saúde

Apresentação
Caro aluno:
Você deverá nesse trabalho acessar aos sites sugeridos e responder as questões formuladas a partir destes sites.

1- Entrar neste site: http://idmed.uol.com.br/  e procure responder as seguintes questões;
a) O que deve ser incluído na alimentação das crianças para que elas cresçam com saúde?

b) Que alimentos devem ser evitados para prevenir a obesidade e outras doenças?

c) Além de bons hábitos alimentares, que outros hábitos as crianças devem adquirir para a conservação da saúde?

2- No site a seguir você encontrará uma imagem, quero que você, como ótimo aluno, a descreva em forma de um texto, tecendo comentários sobre o significado da mesma.

3- O site http://www.alimentacaosaudavel.org/  contém um sumário com vários assuntos sobre o conteúdo que está sendo estudado, clique em transtornos alimentares e responda:
a) O que são transtornos alimentares?

b) Por que usar a alimentação para prevenir transtornos alimentares?

c) Escolha um dos transtornos alimentares ao final do texto e escreva algumas curiosidades sobre ele.

d) Vá novamente ao sumário e clique em receitas saudáveis. Escolha uma e copie-a. Justifique sua escolha.




Para prevenir a obesidade e outras doenças, as crianças devem evitar comer alimentos gordurosos e frituras , refrigerantes e sucos industrializados, bala, bombons , biscoito , doces e biscoitos recheados, salgadinho e outras guloseimas no dia à dia. Esses alimentos devem devem ser consumidos no máximo duas vezes por semana , em pequenas quantidades
Aluna: Heloísa Costa Fortunato, 11 anos



ALIMENTAÇÃO COMO FONTE DE SAÚDE


PLANO DE AULA

Professora: Ana Maria dos Santos Estevão
Escola: E.M.Elízio Ignácio Rangel
Disciplina: Ciências
Conteúdo: Alimentação saudável
 5º ano

Tema:
Alimentação como fonte de saúde

Objetivo geral:

Objetivos específicos:
ü  Desenvolver consciência critica a respeito de hábitos alimentares
ü  Posicionar-se quanto às inovações tecnológicas, no uso das mídias na aquisição de aprendizagem
ü  Estimular a criatividade através da reescrita dos textos e imagens pesquisados
ü  Saber utilizar diferentes tipos de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
ü  Conhecer e adotar hábitos alimentares saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agir com responsabilidade em relação à saúde.
ü  Compreender a importância da alimentação para a manutenção da saúde.
ü  Entender a importância da boa mastigação no processo digestivo
ü  Conhecer a diversidade de alimentos e adotar hábitos alimentares saudáveis
ü  Identificar alimentos perigosos para a saúde à partir de uma alimentação inadequada e prevenir doenças decorrentes destes alimentos.
ü  Saber balancear os nutrientes de uma alimentação saudável.

CONTEXTUALIZAÇÃO
É essencial estabelecer vínculos entre escola e situações do dia a dia . Favorecendo o uso dos conhecimentos e competências que o aluno possui. Levar a criança a descobrir novos alimentos na escola é um ótimo meio de transformar sua atitude diante das refeições em sua própria casa, ou seja , a criança aplica suas descobertas no ambiente familiar. Sendo assim, a atividade proposta deverá levar o aluno a refletir a partir da própria alimentação, a influência que esta provoca na manutenção de sua saúde.

METODOLOGIA
A atividade foi realizada com  uma turma de 19 alunos ,  divididos em 5 grupos, com  carga horária de aproximadamente 3 horas. A metodologia utilizada foi composta por dois momentos a saber.


PRIMEIRO MOMENTO
SEGUNDO MOMENTO
Exposição dos vídeos e slides
Produção textual (grupos)
Pesquisa e análise de sites.
Contribuição para a reescrita do trabalho (troca)
Resolução das questões
Postagem dos trabalhos no blog



CONHECIMENTOS PRÉVIOS NECESSÁRIOS
Noções básicas sobre alimentação saudável.
Noções  sobre o uso do  editor de texto e  pesquisa na internet.


Levar os alunos a pesquisar, ler e interpretar os textos e imagens através dos links, levando-os a refletirem sobre a influência da alimentação.na manutenção da saúde

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Educação e Tecnologia: uma aliança necessária

Entendidas por especialistas e educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.

Entretanto, apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem, segundo estudos recentes, professores e escolas que não conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares. ( Juracy dos Anjos)

Disponível em:
http://www.overmundo.com.br/overblog/educacao-e-tecnologia-uma-alianca-necessaria
                                             domboscoitaquera.org.br