PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM O USO DE MÍDIAS DIGITAIS
CURSISTA: ANA MARIA DOS SANTOS ESTEVÃO
TURMA: 1007 – NTERJ10
TUTOR: Júnia Ramalho
DATA DA POSTAGEM: 16 de novembro de 2010
PLANO DE AULA
1- Planejando uma atividade o uso de mídias digitais
2 - Aquecimento Global
3 - E.M.Elízio Ignácio Rangel
4 - 5º ano do Ensino Fundamental
5 – Contextualização
O aquecimento global tem sido focalizado nos diferentes meios de comunicação e a informação concreta é o risco que todos os seres vivos estão correndo nos próximos anos, em função das ações humanas. Afirma-se que a utilização de máquinas nos diferentes setores, meios de transportes em excesso, etc liberam muitos gases e estes favorecem o aumento do efeito estufa, ocasionando assim o aquecimento global.
Vale à pena levantar os diferentes pontos de vista sobre o tema, pois também há opiniões não-catastrofistas. Por outro lado, é interessante discutir o que cada um pode fazer preventivamente para evitar uma eventual catástrofe.
6 – Objetivos de aprendizagem
· Analisar de forma crítica as causas e as consequências do aquecimento global em nossa vida e para o nosso planeta.
· Identificar eventuais conseqüências do processo de aquecimento global
· Identificar situações de risco ao meio ambiente e fotografá-las.
· Coletar informações em diferentes fontes e elaborar uma apresentação no Power Point.
7 - Estrutura Curricular: Ensino Fundamental Inicial
Componente Curricular | Tema |
Ciências Naturais | Meio ambiente |
História | Desmatamento ontem e hoje |
Geografia | Regiões do Brasil |
Matemática | Gráficos e tabelas |
Língua Portuguesa | Produção textual |
Ética | Respeito à natureza |
8 - Metodologia (desenvolvimento)
1º momento
· Verificar o que os alunos entendem por aquecimento global e suas conseqüências para a humanidade.
· Em seguida, no LIED da escola, deverão assistir ao vídeo “Pequenos cientistas: aquecimento global” e analisar os argumentos apresentados.
· Os alunos deverão ler o texto acessando o vídeo “ Aquecimento global. Causas, Consequencias e Soluções” anotando o que achar relevante, em um rascunho ou copiando e colando no Word.
2º momento
· O aluno pesquisará e anotará mais dados em diferentes fontes, tais como revistas, jornais, Internet, etc (em casa). Fotografar no seu bairro situações que causam impacto ao meio ambiente.
· A fim de assegurar o conhecimento, o (a) professor (a) solicitará aos alunos uma apresentação no Power Point, em grupo, sobre o tema em questão e suas devidas conclusões (no LIED da escola). As imagens poderão ser fotografias tiradas pelos próprios alunos em sua comunidade (lixo nas ruas, praias; excesso de sacolas plásticas levadas pelos consumidores nos supermercados; caminhões e ônibus lançando gás carbônico na atmosfera através de canos de descargas desregulados, etc)
9 - Tecnologias e mídias utilizadas
Câmara digital, celular com câmara
Hardware:
Microcomputador (es)
Conexão de Internet
Software:
Apresentação
Editor de texto
Internet Web Browser
10 – Duração da atividades
Duas aulas com 2 ou 3 horas cada uma
11 - Conhecimentos prévios necessário
Verificar o que os estudantes entendem por aquecimento global e seus efeitos. Registrar as respostas. O trabalho subseqüente confirmará uns aspectos da lista e desmentirá outros. No final, ela será refeita e, provavelmente, enriquecida.
12- Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita pela observação das atitudes de cada
criança nas atividades em grupo ou individuais, na sua atenção, criatividade e iniciativa em cada atividade, aproveitando os erros e as situações de aprendizagem.
13 - Socialização da produção
As apresentações poderão ser socializadas através de postagem no blog da turma. Os alunos podem fazer um seminário sobre o tema, apresentando seus slides em um data show .
1.12- Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário