domingo, 22 de maio de 2011

Ferramentas web 2.0

Ferramenta 1:











Por que escolheu?

  • Pela dinamicidade e interação possibilitadas pela facilidade de acesso e de atualização.
  • Porque serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudos, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons.
  • Porque posso acompanhar e orientar as pesquisas.
  • Por permitir a edição e postagem gratuita de textos na Web.
  • Por permitir a postagem de comentários aos textos publicados a inserção de links para outras páginas na web, a inclusão de imagens e a visibilidade desses textos por uma comunidade que pode ser definida pelo autor ou totalmente pública






Como utilizou esta ferramenta ou utilizaria em um contexto educacional:

Utilizaria o blog para a criação de uma biblioteca virtual para ser postados textos, links de sites relacionados ao tema e sugestões de livros.
Nesse blog, os alunos fariam pesquisas e seria oportunizado o debate através de comentários em relação ao tema abordado, sendo avaliados de acordo com a participação e a interação dos mesmos.




Ferramenta 2:










Por que escolheu?

  • Pela possibilidade de copiar um objeto digital de aprendizagem aliada à possibilidade de editá-lo e modificá-lo;
  • Por possibilitar a construção colaborativa de textos e hipertextos;
  • Por promover o desenvolvimento da expressão criadora, escrita artística, hipertextual, e o exercício do diálogo, da colaboração, da autoria, e co-autoria;
  • Por proporcionar um meio para a realização de diversas atividades relacionadas à produção escrita;
  • Por proporcionar suporte para atividades colaborativas;









Como utilizou esta ferramenta ou utilizaria em um contexto educacional:

Utilizaria wikispace na construção colaborativa de textos e hipertextos sobre um determinado tema. Nesse caso eu criaria um texto para que os alunos trabalhassem em cima desse texto, com propostas em que os alunos se sentissem desafiados, promovendo a autoria, a autonomia nas atividades geradas, assim como a interação, a participação possibilitando a colaboração e a cooperação. . Nesse caso o grupo será avaliado como um todo, uma vez que as contribuições anônimas impedem que a avaliação seja individual.




Ferramenta 3:
HOT POTATOES – http://hotpot.uvic.ca/








Por que escolheu?

Porque possibilita a elaboração de textos e tipos básicos de exercícios interativos construindo o conhecimento de maneira prazerosa.
  1. Quiz: Módulo que realiza testes de múltipla escolha e resposta simples;
  2. Jmix: Sopa de palavras;
  3. JCross: Palavras cruzadas;
  4. JMatch: Exercícios de correspondências;
  5. JClose: Exercícios de preenchimento de espaço.











Como utilizou esta ferramenta ou utilizaria em um contexto educacional:

Utilizaria o hot potatoes na elaboração de textos sobre o conteúdo aplicado e exercícios em forma de jogos para serem feitos pelos alunos via internet, dando oportunidade de criarem suas próprias atividades para interagirem com os colegas
. A turma seria dividida em cinco grupos para elaboração de atividades sobre um conteúdo trabalhado (o corpo humano, por exemplo). Cada grupo criaria um tipo de atividade (múltipla escolha, sopa de palavras, palavras cruzadas, exercícios de correspondência e exercícios de preenchimento de espaço). No laboratório de informática cada grupo criaria sua atividade no hot potatoes. Após a criação dos jogos, os grupos fariam um rodízio, participando das atividades dos demais. A avaliação seria feita pela observação da participação individual e colaborativa.

Uso pedagógico das ferramentas da web 2.0

Para a educação, a internet pode ser considerada a mais completa, abrangente e complexa ferramenta de aprendizagem do mundo. Esse acesso, essa interação pode ser elemento de contribuição para mudanças educacionais a partir do momento que descentraliza a aprendizagem e envolve os estudantes que compartilham problemas reais do mundo. Essas tendências têm influenciado a educação, tanto na organização dos currículos dos diferentes níveis de ensino, quanto na formação dos professores. Tais mudanças refletem-se na maneira como os professores têm trabalhado em sala de aula, utilizando a web como fonte de informação, comunicação, autoria e co-autoria na construção do conhecimento. Ambientes interativos, como a teleconferência, e-mail, blog, fórum chat, webquest etc, também usados como recursos pedagógicos na educação auxiliam alunos e professores em geral, pois oferece vantagens como a economia de dinheiro e de tempo. Assim, as descobertas científicas, por exemplo, podem ser compartilhadas rapidamente. A conferência pode ser feita com um especialista em tempo real, ou por um tempo determinado com fórum de debates específicos. As atividades vão desde reuniões e encontros até entrevistas de arquivos com textos e imagens ou aulas virtuais, que podem acontecer com um professor digitando linhas em outros locais. A ilustração do tema pode ser feita enviando, instantaneamente, arquivos com imagens e sons que são utilizadas pelos alunos. Para o educador aumentar o interesse por um determinado assunto, pode promover encontros virtuais com seus alunos e outros especialistas, para o esclarecimento de dúvidas e pesquisa.
O blog pode ser considerado um diário eletrônico que as pessoas criam na internet. Sob o ângulo da sua funcionalidade, o blog se diferencia de todas as outras formas de relacionamento virtual (e-mail, instant messages, listas de discussão), justamente pela sua dinamicidade e interação possibilitada pela facilidade de acesso e de atualização. Na educação, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudos, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Os professores acompanham e orientam as pesquisas.
Os ambientes interativos podem auxiliar e aumentar o interesse dos alunos pelos conteúdos, uma vez que será um “livro” aberto, com participação e autoria dos mesmos. Nesse caso, o aluno passa a ter mais cuidado com o conteúdo do trabalho. Afinal, seu texto ficará disponível na internet e poderá ser lido por pessoas do mundo inteiro. Esses ambientes ajudam na socialização dos alunos. Até os mais tímidos gostam de usar a ferramenta para dar sua opinião sobre algum assunto. Na sala e aula o aluno é levado a ouvir e copiar as informações que o professor transmite. Nos ambientes interativos ele é incentivado a comentar os assuntos em discussão, permitindo a atualização permanente, verificando possíveis erros e fazendo correções.
            Professores de todas as disciplinas podem usar os ambientes interativos como ferramenta. Na aula de física, por exemplo, em vez de usar fórmulas, podem fazer comentários sobre os conceitos da matéria.
            Quem usa os ambientes interativos para fazer trabalhos, escrever comentários, desenvolve a capacidade de argumentação, uma das habilidades mais exigidas na educação do futuro.