domingo, 22 de maio de 2011

Ferramentas web 2.0

Ferramenta 1:











Por que escolheu?

  • Pela dinamicidade e interação possibilitadas pela facilidade de acesso e de atualização.
  • Porque serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudos, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons.
  • Porque posso acompanhar e orientar as pesquisas.
  • Por permitir a edição e postagem gratuita de textos na Web.
  • Por permitir a postagem de comentários aos textos publicados a inserção de links para outras páginas na web, a inclusão de imagens e a visibilidade desses textos por uma comunidade que pode ser definida pelo autor ou totalmente pública






Como utilizou esta ferramenta ou utilizaria em um contexto educacional:

Utilizaria o blog para a criação de uma biblioteca virtual para ser postados textos, links de sites relacionados ao tema e sugestões de livros.
Nesse blog, os alunos fariam pesquisas e seria oportunizado o debate através de comentários em relação ao tema abordado, sendo avaliados de acordo com a participação e a interação dos mesmos.




Ferramenta 2:










Por que escolheu?

  • Pela possibilidade de copiar um objeto digital de aprendizagem aliada à possibilidade de editá-lo e modificá-lo;
  • Por possibilitar a construção colaborativa de textos e hipertextos;
  • Por promover o desenvolvimento da expressão criadora, escrita artística, hipertextual, e o exercício do diálogo, da colaboração, da autoria, e co-autoria;
  • Por proporcionar um meio para a realização de diversas atividades relacionadas à produção escrita;
  • Por proporcionar suporte para atividades colaborativas;









Como utilizou esta ferramenta ou utilizaria em um contexto educacional:

Utilizaria wikispace na construção colaborativa de textos e hipertextos sobre um determinado tema. Nesse caso eu criaria um texto para que os alunos trabalhassem em cima desse texto, com propostas em que os alunos se sentissem desafiados, promovendo a autoria, a autonomia nas atividades geradas, assim como a interação, a participação possibilitando a colaboração e a cooperação. . Nesse caso o grupo será avaliado como um todo, uma vez que as contribuições anônimas impedem que a avaliação seja individual.




Ferramenta 3:
HOT POTATOES – http://hotpot.uvic.ca/








Por que escolheu?

Porque possibilita a elaboração de textos e tipos básicos de exercícios interativos construindo o conhecimento de maneira prazerosa.
  1. Quiz: Módulo que realiza testes de múltipla escolha e resposta simples;
  2. Jmix: Sopa de palavras;
  3. JCross: Palavras cruzadas;
  4. JMatch: Exercícios de correspondências;
  5. JClose: Exercícios de preenchimento de espaço.











Como utilizou esta ferramenta ou utilizaria em um contexto educacional:

Utilizaria o hot potatoes na elaboração de textos sobre o conteúdo aplicado e exercícios em forma de jogos para serem feitos pelos alunos via internet, dando oportunidade de criarem suas próprias atividades para interagirem com os colegas
. A turma seria dividida em cinco grupos para elaboração de atividades sobre um conteúdo trabalhado (o corpo humano, por exemplo). Cada grupo criaria um tipo de atividade (múltipla escolha, sopa de palavras, palavras cruzadas, exercícios de correspondência e exercícios de preenchimento de espaço). No laboratório de informática cada grupo criaria sua atividade no hot potatoes. Após a criação dos jogos, os grupos fariam um rodízio, participando das atividades dos demais. A avaliação seria feita pela observação da participação individual e colaborativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário