Para a educação, a internet pode ser considerada a mais completa, abrangente e complexa ferramenta de aprendizagem do mundo. Esse acesso, essa interação pode ser elemento de contribuição para mudanças educacionais a partir do momento que descentraliza a aprendizagem e envolve os estudantes que compartilham problemas reais do mundo. Essas tendências têm influenciado a educação, tanto na organização dos currículos dos diferentes níveis de ensino, quanto na formação dos professores. Tais mudanças refletem-se na maneira como os professores têm trabalhado em sala de aula, utilizando a web como fonte de informação, comunicação, autoria e co-autoria na construção do conhecimento. Ambientes interativos, como a teleconferência, e-mail, blog, fórum chat, webquest etc, também usados como recursos pedagógicos na educação auxiliam alunos e professores em geral, pois oferece vantagens como a economia de dinheiro e de tempo. Assim, as descobertas científicas, por exemplo, podem ser compartilhadas rapidamente. A conferência pode ser feita com um especialista em tempo real, ou por um tempo determinado com fórum de debates específicos. As atividades vão desde reuniões e encontros até entrevistas de arquivos com textos e imagens ou aulas virtuais, que podem acontecer com um professor digitando linhas em outros locais. A ilustração do tema pode ser feita enviando, instantaneamente, arquivos com imagens e sons que são utilizadas pelos alunos. Para o educador aumentar o interesse por um determinado assunto, pode promover encontros virtuais com seus alunos e outros especialistas, para o esclarecimento de dúvidas e pesquisa.
O blog pode ser considerado um diário eletrônico que as pessoas criam na internet. Sob o ângulo da sua funcionalidade, o blog se diferencia de todas as outras formas de relacionamento virtual (e-mail, instant messages, listas de discussão), justamente pela sua dinamicidade e interação possibilitada pela facilidade de acesso e de atualização. Na educação, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudos, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Os professores acompanham e orientam as pesquisas.
Os ambientes interativos podem auxiliar e aumentar o interesse dos alunos pelos conteúdos, uma vez que será um “livro” aberto, com participação e autoria dos mesmos. Nesse caso, o aluno passa a ter mais cuidado com o conteúdo do trabalho. Afinal, seu texto ficará disponível na internet e poderá ser lido por pessoas do mundo inteiro. Esses ambientes ajudam na socialização dos alunos. Até os mais tímidos gostam de usar a ferramenta para dar sua opinião sobre algum assunto. Na sala e aula o aluno é levado a ouvir e copiar as informações que o professor transmite. Nos ambientes interativos ele é incentivado a comentar os assuntos em discussão, permitindo a atualização permanente, verificando possíveis erros e fazendo correções.
Professores de todas as disciplinas podem usar os ambientes interativos como ferramenta. Na aula de física, por exemplo, em vez de usar fórmulas, podem fazer comentários sobre os conceitos da matéria.
Quem usa os ambientes interativos para fazer trabalhos, escrever comentários, desenvolve a capacidade de argumentação, uma das habilidades mais exigidas na educação do futuro.
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