terça-feira, 30 de novembro de 2010

Novas Tecnologias e Educação Inclusiva: Promovendo Aprendizagem

Como os elementos multimídias pode tomar parte em nosso trabalho na escola? Será que ajudam ou atrapalham? Como devemos usar essa profusão de formas de informação e comunicação? Devemos lançar mão de produtos prontos para ilustrar os conceitos ou será que devemos aprender e ensinar a produzir com esses meios na escola?

INTRODUÇÃO
Numa perspectiva inclusiva, como demanda as leis, é preciso que a escola comum repense suas práticas, sempre reconhecendo e valorizando as diferenças. Para tanto é necessário uma nova abordagem educacional que muda o paradigma pedagógico do instrucionismo para o construcionismo, acompanhadda de estratégias e ferramentas que promovam a aprendizagem de todos os alunos, sem exceção. Nesse contexto, o computador deve ser visto como ferramenta cognitiva, viabilizando a descoberta, proporcionando ao aluno, o seu autodesenvolvimento, valorizando o seu desenvolvimento social, emocional e criativo, destacando-se a importância do meio ambiente nesse processo.
De acordo com Almeida (2000) a posição do educador é a de um pesquisador em ensino, procurando contemplar a prática construcionista a partir de questões vividas no dia a dia da escola. Para Moraes (1997), essa forma de compreender o processo de construção de conhecimento requer mudanças nos papéis desempenhados por alunos e professores, uma vez que a troca de conhecimentos se faz presente. Segundo Papert (1994), o construcionismo é gerado pelo interesse, despertando a busca de novos caminhos para experimentar alternativas de aprendizagem, envolvendo professores e alunos com ou sem deficiência. Valente (1993) ressalta a importância e o valor do professor nesse processo, pois cabe a ele, ser o mediador nessa interação. Para Batista e Mantoan (2007), o mais imporante não é repassar conhecimentos para o aluno, mas sim criar condições de aprendizagem para que eles os construam. De acordo com os autores citados acima, o computador poderá ser uma ferramenta valiosa, se usado de maneira reflexiva, no qual o professor seja agente de transformação de si mesmo, revendo sua prática em benefício do desenvolvimento de todos os alunos, sem exceção.
CONCLUSÃO
Para o professor utilizar o computador dentro de uma abordagem construcionista é preciso que ele integre a informática e a educação inclusiva na prática pedagógica. tendo sempre presente, que não devemos nos iludir, esperando que a integração de novas tecnologias por si só, resolverá os problemas na educação. É necessária uma reflexão crítica sobre a sua inserção na educação.
Monografia apresentada dia 25 de novembro de 2010,
por Ana Maria dos Santos Estevão ao Programa

de pós-graduação da PUC-Rio.

Fotos do evento de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso "Tecnologia em Educação"


sábado, 27 de novembro de 2010

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM O USO DE MÍDIAS DIGITAIS

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM O USO DE MÍDIAS DIGITAIS
CURSISTA: ANA MARIA DOS SANTOS ESTEVÃO
TURMA: 1007 – NTERJ10
TUTOR: Júnia Ramalho
DATA DA POSTAGEM: 16 de novembro de 2010
PLANO DE AULA

1- Planejando uma atividade o uso de mídias digitais
2 - Aquecimento Global
3 - E.M.Elízio Ignácio Rangel
4 -  5º ano do Ensino Fundamental

5 – Contextualização
O aquecimento global tem sido focalizado nos diferentes meios de comunicação e a informação concreta é o risco que todos os seres vivos estão correndo nos próximos anos, em função das ações humanas. Afirma-se que a utilização de máquinas nos diferentes setores, meios de transportes em excesso, etc liberam muitos gases e estes favorecem o aumento do efeito estufa, ocasionando assim o aquecimento global.
Vale à pena levantar os diferentes pontos de vista sobre o tema, pois também há opiniões não-catastrofistas. Por outro lado, é interessante discutir o que cada um pode fazer preventivamente para evitar uma eventual catástrofe.

6 – Objetivos de aprendizagem
·         Analisar de forma crítica as causas e as consequências do aquecimento global em nossa vida e para o nosso planeta.
·         Identificar eventuais conseqüências do processo de aquecimento global
·         Identificar situações de risco ao meio ambiente e fotografá-las.
·         Coletar informações em diferentes fontes e elaborar uma apresentação no Power Point.

7 - Estrutura Curricular: Ensino Fundamental Inicial        


Componente Curricular
Tema
Ciências Naturais
Meio ambiente
História
Desmatamento ontem e hoje
Geografia
Regiões do Brasil
Matemática
Gráficos e tabelas
Língua Portuguesa
Produção textual
Ética
Respeito à natureza



8 -  Metodologia (desenvolvimento)
1º momento
·         Verificar o que os alunos entendem por aquecimento global e suas conseqüências para a humanidade.
·         Em seguida, no LIED da escola, deverão assistir ao vídeo “Pequenos cientistas: aquecimento global” e analisar os argumentos apresentados.
·         Os alunos deverão ler o texto acessando o vídeo “ Aquecimento global. Causas, Consequencias e Soluções” anotando o que achar relevante, em um rascunho ou copiando e colando no Word.

2º momento
·         O aluno pesquisará e anotará mais dados em diferentes fontes, tais como revistas, jornais, Internet, etc (em casa). Fotografar no seu bairro situações que causam impacto ao meio ambiente.
·         A fim de assegurar o conhecimento, o (a) professor (a) solicitará aos alunos uma apresentação no Power Point, em grupo, sobre o tema em questão e suas devidas conclusões (no LIED da escola). As imagens poderão ser fotografias tiradas pelos próprios alunos em sua comunidade (lixo nas ruas, praias; excesso de sacolas plásticas levadas pelos consumidores nos supermercados; caminhões e ônibus lançando gás carbônico na atmosfera através de canos de descargas desregulados, etc)

9 - Tecnologias e mídias utilizadas
Câmara digital, celular com câmara
Hardware:
Microcomputador (es)
Conexão de Internet
Software:
Apresentação
Editor de texto
Internet Web Browser

10 – Duração da atividades
Duas aulas com 2 ou 3 horas cada uma

11 - Conhecimentos prévios necessário
       Verificar o que os estudantes entendem por aquecimento global e seus efeitos. Registrar as respostas. O trabalho subseqüente confirmará uns aspectos da lista e desmentirá outros. No final, ela será refeita e, provavelmente, enriquecida.

12- Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita pela observação das atitudes de cada
criança nas atividades em grupo ou individuais, na sua atenção, criatividade e iniciativa em cada atividade, aproveitando os erros e as situações de aprendizagem.

13 - Socialização da produção
       As apresentações poderão ser socializadas através de postagem no blog da turma. Os alunos podem fazer um seminário sobre o tema, apresentando seus slides em um data show .

1.12- Referências


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Lixo no mar

Temos o privilégio de morar em um lugar em que muito gostariam de passar as férias, devido nossas lindas praias. A região dos Lagos é procurada por turistas nacionais e internacionais. Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios, possuem praias de mar aberto que atraem turistas, enquanto São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, possui uma das mais lindas lagoas do Brasil, a Lagoa de Araruama. no entanto,
temos visto sacos plásticos, pontas de cigarros, latinhas e garrafas pet, cocos e cocôs  de cachorro jogados nas areias de nossas praias. O que podemos fazer para minimizar essa questão?

Praias e o Lixo.mpg